Dicas MERCOSUL

Dicas MERCOSUL

Pias, tanques e maquinas de lavar.
Ao lavar louças não deixe resíduos de comida em pratos ou panelas pois estes resíduos poderam entupir sua pia. Pó de café principalmente é o maior causador de entupimentos nas residências brasileiras. Tome cuidado com panos de chão esfiapados, cadarços de tênis e sapatos, piaçavas e escovinhas pois em tanques e maquinas de lavar podem causar entupimentos.

Vasos Sanitários
Papel pode? Claro que não. A maioria dos papeis higiênicos não se dissolvem com facilidade nas tubulaçãoes. Muitas pessoas descuidadas acabam jogando no vaso sanitário tampas de shampoo, fio dental, absorvente intimo, cotonetes e até mesmo lenços umedecidos. Lixeira no banheiro é um objeto rejeitado por mitos mas é um produto indispensável. Para comércios e industrias, os avisos de “NÃO JOGE PAPEL NO VASO” reduzem em até 80% o acumulo de resíduos de esgoto e por consequência os entupimentos.

Colunas e Retas de Escoamento geral
Colunas são vilãs principalmente em condomínios de apartamentos residenciais e salas comerciais. Uma coluna entope consequentemente por conta de resíduos, e dejetos de cada unidade à qual está interligada. É sempre um problemão mas é um pouquinho de cada um. Todos tem uma parcela de “culpa” nos entupimentos, a vizinha do andar “X” que joga papel no vaso, o vizinho do andar “Y” que lava louça com caroços de feijão na pias, o casal do andar “Z” que despeja areia de gato pelo vaso sanitário. Qualquer andar poderá ser prejudicado com entupimentos porém na maioria dos casos as unidades dos andares inferiores são as mais sucessitiveis à entupimentos motivo pelo qual é onde se situa a curvatura para as retas.

Caixas de Passagem e Retenção
Todo esgoto produzido por um condomínio, uma casa, um comercio ou uma industria, sempre passará por um caixa de passagem e posteriormente será depositado em uma caixa de retenção. É importantíssimo que seja realizada manutenção periódica nas caixa de passagem e retenção. Nas caixas de retenção são concentrados os resíduos e dejetos sólidos passando apenas água adiante. As caixas são importantíssimas para o funcionamento de uma rede de escoamento. Não influenciam nas unidades acima do andar térreo mas em condomínios com lojas ou apartamentos térreos necessitam de manutenção constante pelo menos 3 em 3 meses.